Recentemente foi divulgada a lista dos 50 melhores restaurantes do mundo, na publicação anual da revista britânica Restaurant, que conta com o apoio da S. Pellegrino.
Este ranking já virou uma referência internacional, onde mais de 800 jurados, espalhados pelos quatro cantos, distribuem suas notas.
No resultado nenhuma grande surpresa, o Noma de René Redzepi no topo do pódio, três espanhois no top 10 (agora sem a companhia do El Bulli), sete franceses e seis italianos entre os 50 primeiros.
A alegria para nós brasileiros, fica por conta do D.O.M, de Alex Atala, subindo onze posições e conquistando o sétimo lugar. Além dele, outros dois paulistas no Top 100: Fasano em 59° e o Maní, de Helena Rizzo e Daniel Redondo, em 74°. Fica aqui a satisfação por estas três grandes cozinhas e o desejo de vê-las, em colocações ainda mais altas, quem sabe na companhia de outros tupiniquins.
O Top 10:
O Top 10:
1 - Noma (Dinamarca)
2 - El Celler de Can Roca (Espanha)
3 - Mugaritz (Espanha)
4 - Osteria Francescana (Itália)
5 - The Fat Duck (Reino Unido)
6 - Alinea (EUA)
7 - D.O.M. (Brasil)
8 - Arzak - (Espanha)
9 - Le Chateaubriand (França)
10 - Per Se (EUA)
No site da competição é possível visualizar a lista completa e também fazer sua reserva de compra para uma ou mais publicações (£15.70 para o Brasil).
É realmente muito gratificante ver nosso D.O.M em uma colocação tão boa.
ResponderExcluirSei não. Tenho minhas dúvidas....
ResponderExcluir